Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ONU critica Brasil por privar liberdade e fala da carência...

    há 11 anos

    Um grupo de trabalho formado por especialistas da ONU criticou na quinta-feira, dia 28 de março, o "uso excessivo da privação de liberdade" como punição a crimes no Brasil e deficiências na assistência jurídica a presos pobres no país. Segundo matéria produzida pelo jornalista João Fellet, da BBC Brasil, em Brasília, as críticas estão presentes em um texto divulgado ao fim de uma visita de dez dias do grupo pelo país, a convite do governo brasileiro. No documento, a equipe se disse seriamente preocupada com o uso da privação de liberdade no Brasil e reconheceu que boa parte da população carcerária no país não tem condições de pagar advogados, dependendo de Defensores Públicos.

    Ao constatar essa dependência o documento retrata também que o número de Defensores no país é inadequado e que a sobrecarga de trabalho dos Defensores Públicos também é um problema crítico. Eles relatam situações em que profissionais lidam com até 800 casos ao mesmo tempo.

    Mesmo em Estados onde há um sistema de Defensoria Pública, muitas vezes as áreas rurais ou do interior não têm Defensores Públicos atendendo as pessoas em detenção, diz o documento.

    O longo período que antecede o julgamento de acusados no Brasil foi outro problema apontado pelos especialistas, que citam casos de presos que esperam por julgamento há anos. Os peritos concluíram que prender acusados ou condenados por crimes é a punição mais usada no país, embora o Brasil seja signatário de acordos internacionais que fornecem proteção contra a privação arbitrária de liberdade.

    "O Brasil tem uma das maiores populações de prisioneiros do mundo, com mais de 550 mil pessoas na prisão. O que é mais preocupante é que cerca de 217 mil detidos aguardam julgamento em prisão preventiva."

    O grupo elogiou as alterações no Código de Processo Penal em 2011, que tratam a prisão preventiva como o último recurso aos que cometeram crimes com pena de prisão inferior a quatro anos. Os especialistas consideraram positivas, ainda, mudanças na Lei de Execução Penal que reduzem sentenças de prisioneiros que busquem educação.

    No entanto, a equipe observou uma "tendência preocupante" de que a privação de liberdade está sendo usada como primeiro recurso, em vez de último. A equipe visitou centros de detenção em Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo e diz ter encontrado pessoas presas em razão de infrações leves, que deveriam ter sido punidas com medidas alternativas.

    A equipe da ONU expressou ainda preocupações com prisões de dependentes de drogas. O grupo de trabalho está seriamente preocupado com a informação de que estas medidas também são fortemente aplicadas devido a futuros grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 que o Brasil sediará.

    Segundo o texto de João Fellet, na visita, a delegação, integrada pelo chileno Roberto Garretón e pelo ucraniano Vladimir Tochilovsky e acompanhado por equipe do Escritório da ONU do Alto Comissariado para os Direitos Humanos em Genébra, se reuniu com as autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas federal e estadual e com organizações da sociedade civil. A visita gerará um relatório, a ser apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2014.

    Segundo o texto, contatado pela BBC Brasil, o Ministério da Justiça não comentou as críticas da delegação da ONU, o Governo Brasileiro também não se pronunciou sobre as críticas.

    Arquivos Álbum de Fotos:

    Conselho Superior Corregedoria Esdepi Regional Itinerante Coordenação de Estágio Execuções Penais Criança e Adolescente Defesa da Mulher Defesa do Consumidor Defesa do Idoso Direitos Humanos

    • Publicações1891
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/onu-critica-brasil-por-privar-liberdade-e-fala-da-carencia/100431913

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)